Rio+Design’10

Estive ontem no Centro Cultural Justiça Federal no Centro do Rio de Janeiro assistindo o Rio+Design’10. O evento contou com a presença de várias personalidades ilustres do mundo do design.

Primeiramente tivemos uma mesa Redonda com Ewa Kumlin (Diretora da Sociedade Sueca de Arte e Design), Eduardo Rath Fingerl (Diretor do BNDS), Guto Índio da Costa (Designer que dispensa apresentações do Indio da Costa A.U.D.T.) e Ricardo Leite (Outro Designer carioca que está entre os melhores do mundo, na minha opinião, da Crama Design Estratégico). Tudo moderado por nada menos que Manoel Müller da ABEDESIGN.

Ewa Falou sobre a integração do Design com o Governo em seu país. O que me chamou a atenção foi quando ela mencionou sobre os 5 E’s para um “Good Design Total”, que seriam, Economia, ergonomia, emoção, ética e ecologia.

Guto apresentou alguns cases e o que mais agradou a quem estava no local foi Sistema de Transporte Tex. Um projeto que durou mais de 2 (dois) anos para ser apresentado. Disse algumas coisas que são importantíssimas para os novos designers, como “Design não é fazer um projeto. Design é relacionamento.” Disse também que as empresas devem estar sempre abertas as inovações. Inovação que foi a palavra da vez no evento. Guto relatou que não se pode ter uma empresa anti-quadra com produtos modernos e nem o contrário. Deve-se haver um equilíbrio nesse processo.

Após a Mesa redonda houve o lançamento do Caderno de Tendências de Jóias e Bijuterias com palestra da Regina Machado. Além disso, foi aberta a exposição de Design do Rio e lançado o Guia de Design do Rio de Janeiro.

Acesse o site do evento Rio+Design’10, e confira a programação. Amanhã ainda vai rolar bastante coisa pelo Rio.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Paula Caetano
    nov 19, 2010 @ 00:52:28

    Faltou dizer que estava na minha ilustre presença (Rsrs) e que aquela bolsa feita de lona é muito legal!

    Bjs.

    Responder

  2. rodrigopia
    nov 19, 2010 @ 12:33:12

    Claro, faltou dizer que minha atendimento e também minha namorada estava no evento comigo. A bolsa de Lona legal que ela se refere é um produto fruto de reciclagem de lonas vinílicas produzidas e criadas pela Ong TemQuemQueira e foi distribuida pelo evento em parceria como Senac Rio.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: